segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Hiragana - Lista Completa

              Sons Puros                           Sons Impuros
あ い う え お
a    i     u     e     o

か   き く け こ
ka    ki   ku  ke    ko

さ   し す せ そ
sa   shi  su   se    so

た   ち つ て と
ta    chi  tsu   te    to

な   に ぬ ね の
na    ni   nu    ne    no

は   ひ ふ へ ほ
ha    hi    fu    he    ho

ま    み  む  め  も
ma  mi   mu   me   mo

や   ゆ   よ
ya         yu          yo

ら り る れ ろ
ra   ri    ru    re    ro

わ       を
wa                     (w)o


n

が ぎ ぐ げ ご
ga  gi   gu   ge    go

ざ じ ず ぜ ぞ
za  ji    zu    ze  zo

だ ぢ づ で ど
da  ji    zu   de    do




ば  び ぶ べ ぼ
ba    bi   bu   be    bo
ぱ ぴ ぷ ぺ ぽ
pa   pi    pu  pe   po













OBS: Abaixo de cada hiragana fica a pronúncia. O " R " é pronunciado com o " R " de " couro " e o " H " é pronunciado com o som do "R"  de " carro "

O Hiragana

     Agora vamos entrar de vez no tema que realmente nos interessa, o hiragana. É fundamental aprender a ler e a escrever o hiragana com fluência o mais rápido possível. Para escrever cada um dos caracteres, é preciso seguir a ordem dos traços, embora não pareça, a ordem dos traços é muito importante.
    O hiragana é o silabário mais comum para escrever palavras de origem japonesa, ao contrário do katakana, que é utilizado para escrever palavras estrangeiras. O hiragana é escrito quando não existe um kanji para a palavra, ou quando a pessoa não se lembra do kanji correspondente a palavra. E as particulas são escritas utilizando alguns silabários do hiragana. O hiragana é o primeiro silabário que as crianças japonesas aprendem quando estudam a escrita. Assim, todos os livros infantis são totalmente escritos em hiragana.
     Sem mais delongas, vamos aprender o hiragana !
    Recomendo aprenderem 2 linhas de 2 em 2 dias ( 1 dia para aprender e decorar e o dia seguinte para fixar ). Aprendam os sons puros e os sons impuros, e deixem pro final os ditongos, pois tendo decorado todo os sons puros e impuros, os ditongos ficarão bem mais fáceis.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Introdução a Escrita

          A maneira certa para aprender japonês é pela escrita correta. Já que muitos livros didáticos em romaji ( leitura e escrita ocidental ) são carentes de informações. Aprender o Japonês falado é o mesmo que ser anafalbeto. Se o que você deseja é viajar ou morar no Japão ou até mesmo conversar de igual pra igual com um Japonês pela internet, temos que passar obrigatoriamente pela aprendizagem da escrita.
          O silabário mais importante é o Hiragana ( que é o primeiro silabário que vamos aprender ). O estudo desse silabário é o primeiro passo para uma aprendizagem concreta do idioma. Treine a escrita 2 vezes ao dia e no dia seguinte, sempre relembre o que aprendeu no dia anterior, pois assim o aprendizado será mais rápido e a fixação também.
          No japão não existe um sistema de escrita propriamente dito, que nem o português, inglês, alemão,etc. Em vez disso, existem 2 sistemas de escrita: O Hiragana e o Katakana. Um caractere japonês equivale a 1 silaba de 2 letras em nosso idioma. Como por exemplo: o caractere か é lido como ka. A única exceção é a consoante "n", que é o unico som que pode existir sozinho.

          Tanto o Hiragana quanto o Katakana possuem 46 símbolos silábicos. Que equivalem entre si na pronuncia mesmo com a escrita sendo diferente. Por exemplo: os caracteres ち e チ respectivamente em Hiragana e Katakana, ambos são lidos como chi.
             Na língua Japonesa existem também os Kanjis, que são ideogramas derivados do chinês.



Sobre a escrita


          Você deve saber que o japonês pode ser escrito no estilo tradicional ( na vertical da direita pra esquerda ) e pode ser escrito no estilo ocidental ( horizontal da esquerda pra direita ), como nós escrevemos.
Os sinais de pontuação também são diferentes. O ponto é escrito como um circulo pequeno(。), e a vírgula aponta para o lado contrário(、). Os colchetes também são escritos de forma diferente(「)(」)que por sinal, também são utilizados como aspas. Além de vários outros tipos de pontuação que conhecemos como a interrogação(?), a exclamação(!)etc.

Introdução


          Tem-se percebido que no Brasil, mesmo sendo um país distante do Japão, tem crescido um interesse sobre o Japão ( suas culturas, cidades, desenhos, etc... ), e isso tem despertado bastante interesse principalmente nos jovens. Tanto que se pararmos pra pensar, se não houvesse esse interesse, não teríamos mangás traduzidos em português muito menos animes legendados em português.
          Neste blog, viso fornecer conhecimento e ensinar nihongo ( lingua japonesa ) para as pessoas que se interessam ou que querem morar no Japão ou apenas viajar.
          As aulas serão postadas diariamente. Cada aula terá 3 partes: Teoria, Exemplos, Exercicios. E no final de cada aula, terão palavras. Quando terminarmos o Hiragana e o Katakana ( explicarei isso na introdução do primeiro módulo ), as aulas serão postadas da mesma maneira, só que as palavras serão em Kanjis + Hiragana/Katakana. Os exemplos serão postados em 4 linhas: 1) Texto em Japonês; 2) texto em escrita ocidental ( romanji ); 3) Tradução literal da frase; 4) Tradução sugerida para o português.


          Também postarei dicas de fixação. Conto com o feedback de vocês para qualquer dúvida, crítica construtiva ou sugestão.
          Bons estudos !